quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dia da Infância 24/08


/Olá meus amigos !!!!

Esse dia sim deveria ser valorizado. Que dia importante !!!!
Infância é uma etapa da vida que deveria ser feliz, onde a criança recebesse tudo que precisa emocionalmente para ser um indivíduo completo na vida adulta.Essa fase deveria ser especial, onde nada de ruim acontecesse, onde os princípios , o amor e os valores sociais fossem passados para a criança afim de torná-la forte e capaz de solucionar problemas.A criança é pureza, é um livro aberto esperando para ser escrito e tudo que ela vê, ouve e assimila será repassado para as páginas que vão se preenchendo com o passar dos anos. Por isso essa mensagem a seguir é tão importante, devemos ler e guardar :




"As crianças aprendem o que vivem....
Se a criança vive com críticas, ela aprende a condenarSe a criança vive com hostilidade, ela aprende a agredirSe a criança vive com zombarias, ela aprende a ser tímidaSe a criança vive com humilhação, ela aprende a se sentir culpadaSe a criança vive com tolerância, ela aprende a ser pacienteSe a criança vive com incentivo, ela aprende a ser confianteSe a criança vive com elogios, ela aprende a apreciarSe a criança vive com retidão, ela aprende a ser justaSe a criança vive com segurança, ela aprende a ter féSe a criança vive com aprovação, ela aprende a gostar de si mesmaSe a criança vive com aceitação e amizade, ela aprende a encontrar amor no mundo. "

A seguir estou colocando uns dados para que possamos tomar consciência da importância de cuidarmos das crianças :

"De acordo com a Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, 62 milhões de brasileiros têm menos de 18 anos. As crianças são especialmente vulneráveis às violações dos direitos, à pobreza e à iniqüidade no País.O índice de pobreza infantil é de 44% no Brasil, passando a 78% entre as crianças negras. Mais de 70% das crianças pobres nunca foram à escola durante a primeira infância. Há 800 mil crianças de 7 a 14 anos fora da escola.De cada 100 alunos que entram no ensino fundamental, apenas 59 terminam a 8ª série e, destes, somente 40 concluem o ensino médio. A evasão escolar e a falta às aulas ocorrem por diferentes razões, incluindo violência e gravidez na adolescência.
São dados preocupantes que afetam diretamente todos nós , pois o que será do futuro ?
O que se tornarão essas crianças e adolescentes ?
O que podem eles esperarem para o futuro ?"

"Vocês sabiam que :Califórnia (EUA) - Adversidades e estresse no período da infância podem levar a problemas de saúde no futuro e até mesmo à morte prematura, segundo uma série de estudos apresentados em um encontro da Associação Americana de
Psicologia, na Califórnia. As informações são da BBC.Os estudos sugerem que o estresse na infância provocado pela pobreza ou por abusos pode levar a doenças cardíacas, inflamação e acelerar o envelhecimento celular."
É gente o problema é mais sério do que se pensa....

"As crianças no mundo
De acordo com o relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), publicado em 2005, o dia 24 de agosto é dia de reflexão sobre as condições de vida das crianças de em todo mundo. Milhares de crianças perdem suas vidas anualmente por causa da miséria, dos conflitos armados, das doenças, do abuso e da exploração sexual, muitas delas nem ao menos sabem que têm direito a alguma coisa.
Hoje, em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento a população infanto-juvenil pode chegar a quase metade da população total. Fato que merece a atenção da sociedade, dada a grandeza dos números."

"Segundo Mônica Bacellar, advogada e presidente do Instituto Alceu Conceição Machado (IDAM), que realiza projetos sociais em Curitiba, toda a criança deve ter acesso a direitos básicos como saúde, alimentação, educação, lazer, liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de ser preservada de todas as formas de negligência, crueldade, discriminação, exploração, opressão e violência. “A concepção de infância deve ultrapassar barreiras como raça, cor, sexo, língua, religião, limites geográficos e classes sociais. Qualquer criança merece respeito e dignidade para viver”, completa.
A advogada ainda explica que embora já existam regulamentações, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Declaração dos Diretos das Crianças, ainda há muito que se fazer para garantir que elas estejam asseguradas de todos os seus direitos. Problemas como a mortalidade infantil, desnutrição, má qualidade da educação, trabalho infantil, exploração sexual e violência doméstica, são apenas alguns exemplos que ainda assombram a realidade infantil.
Por mais difícil que pareça reverter esta situação, existem inúmeras maneiras de amenizá-la. “Gerar oportunidades para as crianças é um dever de toda a sociedade. São durante os primeiros anos de vida que o ser humano desenvolve seu potencial mental, emocional e social. Garantindo uma infância digna, na qual as crianças sejam criadas e educadas em um ambiente adequado e saudável, estamos ajudando a formar cidadãos mais humanitários e conscientes, capazes de construir uma sociedade melhor”, completa Mônica.
Pense nisso!"


Bem pensando nessas informações todas, gostaria de pedir à você que está lendo esse texto agora, que ajude uma criança, se souber de maus tratos denuncie, mas faça algo. Ajude alguma instiuição, não precisa ser com muito e nem sempre, quando der. Quando tiver oportunidade, um dinheiro sobrando.... Qualquer ajuda sempre será bem recebida, para uma criança abandonada, sem lar , o que é pouco para vc é muito para ela.
Um beijo muito carinhoso.
Ivete Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria muito de saber o que vc achou da minha postagem.Beijos