sexta-feira, 20 de maio de 2011

Construindo Sonhos - Ivete Lopes



Construindo Sonhos

No decorrer de nossas vidas vamos refazendo nossos sonhos. Conforme caminhamos os mesmos são mudados de acordo com nossas vivências e alguns sonhos duram a vida toda, outros se perdem na primeira dificuldade. Todos nós temos uma necessidade enorme de construir sonhos, eles que nos motivam a seguir em frente, dar continuidade aos nossos projetos e querer viver novas aventuras. Quando somos crianças, fazemos castelos de areias e sonhamos com esses castelos, com coisas mágicas, com um mundo cheio de fantasia, onde nos sonhos temos que lutar contra monstros e cavaleiros das trevas... Aí crescemos e percebemos que esses monstros não existem, pelo menos não com aquelas formas rsrsr, que os castelos com príncipes e princesas, reis e rainhas, só existem nos contos de fadas e nisso vem nossa primeira desilusão, pois notamos que nem tudo está ao alcance de nossas mãos e que o que vemos nos filmes e lemos nos livros nem sempre condiz com a realidade...
Sendo assim e tendo percebido nossa impotência perante a realização de muitos de nossos sonhos ,tentamos revê-los e transformá-los em sonhos produtivos que satisfaçam nossas necessidades amorosas, profissionais, afetivas, familiares etc...
Tantas pessoas se escondem em suas fantasias, tantas pessoas vivem em seus mundinhos de sonhos e se escondem por trás desse mundo.Quantas pessoas por acreditarem tanto em seus sonhos e quererem tanto que se realizem fazem várias bobagens, se perdem no próprio caminho, magoam outras tantas e constroem um mundo de mentiras acreditando que assim alcançarão mais rápido os seus objetivos e serão felizes. Muitas pessoas em seus sonhos de grandeza e de poder humilham outras e se acham melhores. São uns pobres coitados que não sabem o que fazem, são infelizes e não percebem isso, se mascaram acreditando que enganam alguém, mas não. Sonhar é muito bom, quando não sofremos com isso, quando não mudamos nosso comportamento e o nosso próximo vira nosso alvo. Por mais cruel e sem magia que seja nossa realidade, não devemos magoar, ou usar meios escusos para alcançar nossos objetivos, devemos sim, jogar limpo e tentar realizar nossos sonhos de uma forma digna, onde seremos merecedores da conquista.
Penso que; se você sonha demais e nada consegue realizar é porque deve estar indo pelo caminho errado e talvez valha à pena tentar mudar o rumo, investir em uma nova carreira, terminar um relacionamento que já deu o que tinha que dar, conhecer alguém novo...Sair, fazer novas amizades, viajar para botar os pensamentos em ordem, quem sabe fazer um trabalho voluntário. Qualquer mudança gera novas expectativas e nisso vem novos sonhos e com ele uma força, uma energia que nos impulsiona para um recomeço, vale muito investir nos nossos sonhos, quando esses nos fazem felizes, quando esses nos levam a vitória. Mas se isso não acontecer, quando nos confundem e nos deixam perdidos no meio do caminho e notamos que por causa desses sonhos estamos perdendo coisas valiosas e esquecendo de aproveitar a vida e com ela as coisas boas e importantes, vale reciclar esses sonhos, pois sonhamos a vida toda então não existe isso de idade, projetos estão aí para serem realizados e sonhos se constroem no dia a dia, nunca será tarde para sonhar.
Sempre falo que podemos ser o que quisermos ser, basta acreditar, ter garra, respeitar os limites da vida e do seu próximo e tudo dará certo. Não devemos desanimar e muito menos abaixar a cabeça para quem quer nos derrubar ou que se julga melhor e mais importante, lembre-se todos somos iguais, à diferença está apenas na conta bancária e na postura que temos perante os problemas, por isso mesmo se dê valor e acredite que você pode chegar e conseguir o que quiser basta não se desesperar e seguir em frente um passo de cada vez, mas nunca parar, podemos acelerar, desacelerar, mas sempre em movimento. É assim que se constroem os sonhos... Vivendo.
Bem, meus amigos, invistam em seus sonhos, mas não se tornem escravos desses sonhos e lembrem-se, as buscas da felicidade é eterna e assim também são os nossos sonhos...
Um beijo muito carinhoso.
Ivete Lopes

quarta-feira, 11 de maio de 2011



Meus queridos , achei essa oração linda e gostaria de compartilhar com vocês. Fala muito sobre o amor e critica ,entrelinhas, o desperdício de tempo que gastamos com vaidades, olhando o tempo todo para nossos próprios problemas e dedicando uma grande parte de nossas vidas a assuntos fúteis. Quando na verdade deveríamos nos dedicar mais ao próximo. E ensinar as nossas crianças a solidariedade e o respeito. Ultimamente ensinamos cada vez mais coisas novas as nossas crianças, menos o caminho da fé, menos o caminho de algum templo de oração, onde lá ela perceba que existe um lado espiritual que é muito importante e que nos segura, nos dá força e nos faz ter esperança de que tudo ficará bem, temos que ensiná-las que existe um Deus dentro de cada um de nós e que ele quer se manifestar. Devemos ensiná-las que quando ajudamos alguém, quando tratamos os outros como iguais esse Deus está se manifestando em forma de amor e doação. As crianças aprendem tudo...Se a elas for ensinado.Temos que dar o exemplo, ensinar nossos filhos a falar com Deus.
Ensine seu filho a perceber que existe algo maior que nos ilumina, nos alimenta e nos faz acreditar que ainda existe esperança, pois só assim acredito que o mundo ficará melhor, quando plantarmos a semente e regarmos todos os dias.
Outro dia li, nem me lembro aonde, era mais ou menos assim: Por que Deus não salvou as crianças de Realengo ? A Resposta foi : Não permitem mais a entrada de Deus nas escolas... Fiquei refletindo sobre o que li e entendi o que foi tentado dizer naquela afirmação, acho que quem escreveu quis lembrar,de uma forma cruel e claro, sem fundamento, que aboliram o ensino religioso das escolas e essa disciplina não só ensinava a palavra de Deus como incentivava gestos nobres como a solidariedade, compaixão e respeito pelo próximo.Por menos que as crianças prestassem atenção naquela disciplina, sempre ficava algum recadinho nas suas mentes, sempre se aprendia algo.
Todo ser humano tem que ter uma fé, seja ela qual for,Deus se manifesta em todas as religiões, pois onde pregam a fé, Deus estará lá.Pois o que importa é a manifestação de amor e a expressão desse amor em atitudes, que foi o que Deus quis ensinar aos homens.
Espero que gostem da oração.

Há dois amores, Senhor – Michel Quoist

Há dois amores somente, Senhor
o amor de mim mesmo
e o amor de ti e dos outros.
Cada vez que me amo, é um pouco menos de amor por ti e pelos outros.
É um vazamento de amor, uma perda de amor,
pois o amor foi feito para sair de mim e ir para os outros.
Cada vez que ele volta a mim, se estiola, apodrece, morre.
O amor de mim, Senhor, é um veneno que absorvo cada dia.
E o que é mais grave é que o amor de mim é um amor roubado.
Era um amor destinado aos outros, alguém precisava dele para viver, e eu o desviei.
Assim, o amor de mim faz a miséria humana, todas as misérias humanas, todos os sofrimentos humanos.
Todas as injustiças, as amarguras, as humilhações,
as mágoas, os ódios, os desesperos,
todos os sofrimentos são uma fonte insatisfeita,
uma fome de amor.
Assim, construíram os homens, lentamente, egoísmo por egoísmo, um mundo que esmaga os homens.
Desperdiçaram teu amor, Senhor.
Esta noite,
eu te peço que me ajudes a amar.
Faz que, por mim e por teus filhos, penetre no mundo o amor verdadeiro.
Um pouco, em todos os meios, em todas as sociedades, em todos os sistemas econômicos, em todos os sistemas políticos, em todas as leis, em todos os contratos, em todos os regulamentos.
Que ele penetre nos escritórios,
nas fábricas,
nos bairros,
nas casas,
nas escolas,
nos cinemas,
nas festas.
Que ele penetre no coração dos homens
para que não esqueçam
que a luta por um mundo melhor
é uma luta de amor,
a serviço do amor.
Michel Quoist
Sacerdote e escritor
Um beijo muito carinhoso.
Ivete Lopes

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Coragem


Olá, meus queridos.
Hoje vou falar sobre coragem. Peguei o significado da palavra no nosso amigo Aurélio: "Energia moral ante situações aflitivas ou difíceis." Mas não satisfeita peguei outros textos que me explicasse um pouco mais sobre coragem. Afinal, não é fácil entender.Leiam a seguir:
"Sócrates (Filósofo) : "Querendo apreender o conceito de coragem, dirigia-se ao um general, e perguntava-lhe: — você que é general, poderia me dizer o que é a coragem? O general respondia-lhe: — coragem é atacar o inimigo, nunca recuar. Porém, Sócrates contradizia: — às vezes temos que recuar para melhor contra atacar." Como podem observar tudo é questão de ponto de vista, do que você entende do que seja melhor para você naquele momento, coragem poderia ser comparada com a prudência ? Ter coragem pode estar diretamente ligada a inteligência no modo de agir com sabedoria? Vamos continuar pensando....Leiam mais.

"Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coragem (do latim coraticum) é a habilidade de confrontar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou a intimidação. Uma pessoa corajosa é uma pessoa que, mesmo com medo, faz o que tem a fazer. Pode ser dividida em física e moral."
Vamos continuar lendo.
"O homem sem temeridade motiva-se a ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante. Coragem é a confiança que o homem tem em momentos de temor ou situações difíceis, é o que o faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida.”
Platão correlaciona coragem, razão e dor. A coragem é o uso da razão a despeito do prazer. Coragem é ser coerente com seus princípios a despeito do prazer e da dor. Os animais (mesmo os irracionais) demonstram coragem principalmente devido aos seus instintos primitivos e pela necessidade de sobrevivência. Por exemplo, um inseto que sai de seu ninho sabe que pode morrer, mas a necessidade de sobrevivência fala mais alto nele e assim surge à coragem.
Um ser humano pode criar coragem e ir a um bairro ou cidade que seja muito perigosa só pela necessidade de sobrevivência ou para realizar algum sonho, vontade ou desejo. Por exemplo, alguém vai a um estádio de futebol onde a maioria da torcida não torce pelo seu time. Nesse caso, surge a coragem para realizar uma vontade. Quando alguém vai a um bairro ou cidade muito perigosos porque namora alguém que more lá, o desejo faz brotar coragem em quem não a teria.
Muitos que trabalham pilotando motos (motoboys, por exemplo) nunca teriam coragem para isso, mas a necessidade de sobrevivência fala mais alta. Os seres humanos (diferentemente dos animais irracionais) têm uma psiquê muito influente em suas atitudes, portanto seus medos e coragem variam muito de uns para os outros, dependendo do ambiente na qual vivem (e no qual viveram quando mais jovens), da educação que receberam, de suas crenças, de com quem eles convive socialmente.
A palavra coragem se resume em um ato considerado, uma ação."

Estou chegando a conclusão que todos somos corajosos, cada situação exige coragem, viver exige muita coragem...Continuemos:


"Coragem: como ir além da esperança e do medo
:: Bel Cesar ::

Para um guerreiro, é a experiência do coração
triste e terno que dá origem ao destemor, à coragem.
Chögyam Trungpa

A palavra coragem tem a mesma raiz que a palavra francesa coeur, que significa coração. No Ocidente, associamos a mente ao cérebro. No Budismo, ela está associada ao coração. E preciso aquecer nossa mente-coração para ter coragem!
Muitas vezes invalidamos e reprimimos nossos sentimentos e nossas necessidades internas em função da baixa auto-estima. Quando a coragem amadurece em nosso interior, sentimos que tomamos posse de nós mesmos: estamos prontos para buscar o que é justo para nós. Desenvolvendo a autoridade interna, somos capazes de agir prontamente no sentido de dar proteção, seja a nós mesmos ou aos outros.
Segundo a Psicologia Budista, a coragem é um estado que surge quando nos movemos além da esperança e do medo. Enquanto estivermos presos à esperança de não precisarmos confrontar nossos medos, estaremos deixando de cultivar a coragem.
Olhar o mal, a injustiça, a inveja, a avareza, o abuso e a violência requerem bravura para suportar o que preferíamos negar. Manter uma atitude otimista, baseada na ingênua esperança de negar a negatividade que nos cerca, termina por nos deixar desprotegidos e vulneráveis às interferências negativas.
Não devemos confundir coragem com excesso de confiança. Negar os perigos, pensando comigo não vai acontecer nada ruim evidencia um ego inflado. Esta atitude bloqueia nosso instinto de proteção nos impedindo de ganhar familiaridade com os estados mentais que permitem uma percepção mais aguçada do que nos rodeia. Nossa mente-coração sabe nos alertar sobre o perigo, mas é preciso aprender a escutá-la!
Como diz o contador de fábulas do século XVII, Jean de La Fontaine: Acreditamos facilmente em tudo que tememos ou desejamos. Assim, atribuímos qualidades inexistentes às pessoas e situações à nossa volta, para que ilusoriamente elas possam preencher as nossas necessidades. Eu, particularmente, reconheço que tenho a tendência de desculpar a intenção negativa dos outros para não ter que encarar que estou sendo atacada.
Neste sentido, dizer: Coitados, eles não sabem o que fazem torna-se perigoso, pois nos tornamos cúmplices das ações negativas alheias ao sermos indulgentes com elas.
Frente à negatividade não deve haver negociação, temos de ser assertivos, o que não significa sermos rígidos.
A rigidez advém de uma mente estreita, que não é capaz de ver os vários lados de uma mesma questão: a luz e a sombra. A rigidez nos impede de observar nossa vulnerabilidade. No entanto, se quisermos despertar a coragem, devemos, antes, reconhecer que somos vulneráveis. É a percepção de nossa vulnerabilidade que nos estimula a crescer, pois nos informa sobre a natureza da força e do conhecimento que precisamos buscar. Acolhendo nossa fragilidade, descobrimos nosso real tamanho e, assim, ela se torna um ponto de força. Somente quando conhecemos nossos pontos vulneráveis é que sabemos encontrar as melhores condições para nos defender.

Coragem de não se deixar levar pela fraqueza alheia

Seguir nosso destino requer coragem até mesmo para superar o medo de assumir nossa própria grandeza e as exigências que dela decorrem. Quando somos vistos como uma pessoa forte, corremos o risco de nos tornar presas fáceis da tirania dos fracos. Eva Pierrakos: Não existe tirania mais forte que aquela que uma pessoa fraca exerce sobre os mais fortes, ou sobre todo o seu ambiente. E como se essa pessoa estivesse sempre dizendo: Sou tão fraca! Você tem que me ajudar. Sou tão indefesa! Você é responsável por mim. Os erros que eu cometo não contam porque eu não sei fazer de outro modo. Eu não posso evitar. Você deve ser indulgente comigo todo o tempo e permitir que eu escape das conseqüências. [...] Eu posso falhar porque sou fraco. Você é forte e, portanto, tem que compreender tudo. Você não pode falhar porque o seu fracasso iria me afetar’. A autoridade preguiçosa e auto-indulgente dos fracos impõe exigências estritas às outras criaturas. [...] Pela submissão, você não ama, apenas espera ser amado. Você não vê que os outros também têm as suas vulnerabilidades, suas fraquezas e necessidades. Você rejeita por inteiro essa parte da natureza humana das outras pessoas e, assim, você as fere.
Cita um exemplo:
Sou extremamente grata a esta autora, pois seu texto me alertou sobre o perigo de abrir mão de minhas necessidades em função da fraqueza alheia. Quando resolvi me separar, meu ex-marido me pressionou durante alguns meses dizendo que se mataria se eu não voltasse com ele. Quando compreendi que seu ato era tirânico, consegui me manter firme em meus propósitos. De fato, ele não foi capaz de administrar a dor de nossa separação e suicidou-se. Mas a clareza sobre a minha vulnerabilidade diante de seu sofrimento protegeu-me do sentimento de culpa que tão comumente surge naqueles que continuam vivos. Não podemos escolher nos anular, isto é, morrer internamente, para que outros vivam de nossa energia.
Ser indulgente com aqueles que nos prejudicam é um sinal de fraqueza e conformismo: ausência de coragem para agir contra tal situação. E como viver num pesadelo lembrando que tudo é um sonho. Amenizar o mal não irá nos proteger. A questão é que podemos passar tempo demais sob a tutela daqueles que nos sobrecarregarem de negatividade e, depois, ser tarde demais para lutar. É como ter uma doença grave e ficar esperando por milagres sem agir em direção à cura.
Buddha dizia: Se você quiser conhecer o seu passado, olhe seu corpo no presente. Se você quiser saber sobre o seu futuro, olhe sua mente no presente.

Texto extraído do O livro das Emoções - Reflexões inspiradas na Psicologia do Budismo Tibetano de Bel César, Ed. Gaia."

Pois é, meus amigos, antes de tentarmos mostrar coragem para os outros devemos reconhecê-la dentro de nós mesmos.Dependendo da formação, da educação, da vivência de cada pessoa ter coragem pode ser até o ato de continuar respirando ou caminhar, coisas que fazemos automaticamente, mas para pessoas especiais são atos de coragem. Se você não se acha uma pessoa corajosa, ou mesmo alguém já lhe chamou de fraco, medroso, não se aborreça por isso, todos somos corajosos, todos temos que lutar dia após dia para vencermos as batalhas diárias que nos são impostas. Ter coragem é uma questão de ponto de vista, é um pouco de cada explicação dada pelos textos que citei, cada pessoa vai interpretar da forma que entender e sentir.
Acredito que antes de qualquer coisa devemos ter coragem de assumir o que somos e sentimos de verdade, acho que quando nos aceitamos de fato, quando nos mostramos e deixamos transparecer o que vai em nossos pensamentos e corações, lidar com o outro fica mais fácil, pois este saberá como agir em relação ao seu próximo, saberá e respeitará o limite de cada um. E quando isso acontecer o entendimento e a convivência entre as pessoas fluirá de forma mais pacífica e coerente, pois deixaremos de usar máscaras que escondem nossas reais opiniões, intenções e sentimentos.E isso sim será coragem,uma coragem mais ampla que desvenda que mostra além do que os olhos podem ver.
Bem, espero que tenham gostado do tema de hoje.Desejo a vocês a coragem de se mostrarem. Muito prazer...
Um beijo muito carinhoso, Ivete Lopes