sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Relacionamentos - Ivete lopes


Relacionamentos

Antes de qualquer consideração devemos lembrar que a confiança é ponto fundamental em qualquer relacionamento. O ato de confiar não é fácil, geralmente confiamos em familiares, cônjuges e amigos próximos, afinal não é fácil abrir a guarda facilmente. Nós, adultos, temos muita dificuldade em confiar; diferentemente dos jovens que se entregam muito facilmente. Na verdade, é muito bom poder confiar, mas temos que nos preparar para futuras decepções, afinal é muito difícil em algum momento não nos decepcionarmos com alguém, mesmo que sem intenção real de fazê-lo. Existem situações que temos que fazer escolhas difíceis em nossas vidas e na maioria das vezes isso implica em causarmos dor a uns e alegria a outros. Partindo do princípio de que não conseguimos agradar a todos, fica até difícil prevermos quem será a “próxima vítima” ou em que momento e situação seremos obrigados a fazê-lo.
São tantos os tipos de relacionamentos e tantos tipos de sentimentos que às vezes esses parecem se misturar. Sentimentos se confundem e muitas e muitas vezes nos sentimos perdidos em meio a um turbilhão de pensamentos e emoções que não conseguimos diferenciar ou decifrar o que estamos sentindo de verdade naquele momento. As principais vítimas dessas confusões são os jovens. Nossa! Quantos sentimentos!! Que lindo ver aquela explosão de emoções... Ama-se tanto, se odeia tanto, se quer tanto...Tudo é muito intenso, vibrante e só eles sabem o quanto é bom poder ter uma liberdade que só se tem completamente nessa idade. Pois o tempo é cruel e como uma bofetada nos acorda para a vida nos mostra que tudo muda e querendo ou não temos que amadurecer e embora não querendo que isso aconteça...Temos que continuar caminhando. Tudo passa muito depressa, e não dá para voltar, são muitas coisas acontecendo e não adianta resistir, a vida dá seqüência com ou sem seu aval.
Na juventude os relacionamentos são ótimos, rimos de tudo, são muitos amigos, são muitas festas, cinemas, teatros, casas noturnas. Realmente tudo muito bom!! Beija-se muito...Namora-se muito...Os amigos são nossos principais cúmplices e como são!! É inegável a melhor idade. Quantas risadas até de madrugada, os quartos são pequenos para tantas pessoas, mas a bagunça é grande... Quanta besteira se ouve e quanta se fala hahaha muito bom!! E os amores dessa fase? Como sofremos, como amamos tão intensamente, queremos MORRER se perdemos nossos “grandes amores”... Choramos muito, fazemos drama com tudo, somos sempre vítimas e aí de quem diga o contrário... Tudo é tão rápido e intenso, fazemos tantas bobagens, depois choramos de arrependimento, gritamos, falamos coisas que não sentimos, agredimos... Mas somos perdoados e isso é o melhor de sermos jovens, todos acreditam que é só uma fase por isso devemos ser compreendidos. Repreendidos sempre, mas perdoados. Que saudade!...E um dia crescemos....Muda-se a idade, os tipos de relações, vêm as responsabilidades e passamos a entender melhor a vida e os relacionamentos, junto com esses enxergamos melhor as pessoas que nos cercam.
Pois é cada tipo de relacionamento nos acrescenta algumas coisas, com cada um podemos aprender coisas novas, algumas boas e outras não tão boas. Mas todos valem muito a pena, pois é assim que crescemos e aprendemos valores como: respeito,consideração,cumplicidade amizade,solidariedade, compaixão e amor. Se relacionar é algo que aprendemos desde antes de nascermos, quando nossos pais, conversam conosco ainda na barriga, quando nos acariciam e todo aquele amor é sentido de um jeitinho diferente. E ali começa o nosso processo de socialização e este não para mais, muitas pessoas passam por nossas vidas, algumas ficam, outras se vão. Cada uma, marca a gente de um jeito, umas fazemos questão de lembrá-las por toda a vida, outras nos são indiferentes, outras simplesmente não fazem falta e ainda outras merecem ser esquecidas. Mas há aquelas que ficam, chegam de mansinho e vão ocupando um lugar especial em nosso coração e acaso um dia por destino tenham que partir, nos deixam um vazio enorme, uma dor que demora a passar. Mas o nosso amigo tempo ameniza tudo e transforma o que é sofrimento em um misto de saudade e conformação e continuamos o nosso caminho.
O que sei é que os relacionamentos são importantes para o nosso aprendizado diário e sem eles viveríamos sós e eu acredito que não fomos feitos para vivermos sozinhos, por isso todo tipo de relacionamento tem seu valor, todo tipo de entrega vale muito, todo tipo de amor vale a pena. Desde que esteja nos fazendo bem, pois caso o contrário deve ser esquecido, pois tudo aquilo que nos aprisiona, tudo aquilo que não nos empurra para frente, que nos machuca e nos faz chorar de dor não merece ter o nosso amor e a nossa atenção. Por isso mesmo se alguém estiver em um relacionamento que os momento de tristezas , são maiores que os de alegrias, não está valendo a pena, é hora de repensar. Pois só é bom quando nos faz rir, quando nos conforta, quando nos faz sentir seguros e livres para pensarmos e agirmos da maneira que mais nos trouxer alegria.
Mas é preciso sempre tentar, investir em relacionamentos sejam eles de que tipo for, não devemos nos entregar a solidão, devemos assumir nossos medos, nossos defeitos e apostar sempre que nossas qualidades vão fazer a diferença e é importante lembrar que aos olhos de quem ama de verdade nenhum defeito é grande suficiente. Tudo se entende quando o amor é verdadeiro, e a maioria dos pecados são na maior partes das vezes perdoáveis. Lembre-se alguém te ama ou te amará do jeitinho que é....Acredite,os sonhos se realizam!!!
Bem, que vocês saibam dar valor ao que têm, e saibam fazer dos seus relacionamentos os mais sinceros, verdadeiros e gratificantes possíveis. Um beijo muito carinhoso.
Ivete Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria muito de saber o que vc achou da minha postagem.Beijos