terça-feira, 16 de agosto de 2011

FILHOS - Ivete Lopes




Olá !!
Sei que o mundo todo anda apressado e por conta disso, as pessoas não têm mais tempo umas para as outras, mas a família é algo que não deveria ser esquecida ou trocada por qualquer coisa. Entendo perfeitamente que somos indivíduos únicos e como tal temos conceitos diferentes em relação aos valores da vida. Sendo assim formamos nossas características particulares nos tornando aptos a escolher o que é melhor para cada um de nós. Não se tem como afirmar quais os conceitos certos e os errados, pois a maioria são particulares de cada um e como seres livres podemos pensar como quisermos, mas...Não agir, pois devemos respeitar o outro com suas diferenças pessoais. Mas podemos com um pouco de sensibilidade e interesse observar e tirar proveito de outras experiências que não foram bem sucedidas e tirarmos alguma lição. E assim nos tornarmos melhores como pessoas, ou pelo menos mais sociáveis.
Todos temos defeitos e qualidades, mas deveríamos tentar fazer prevalecer nossas qualidades, mas infelizmente não é isso que acontece, o egoísmo das pessoas estão cada vez mais aparentes, já não se disfarça mais, ninguém abre mão de nada mais por ninguém, a preocupação com o outro é cada dia menor e com isso menos se ama. Por isso o número de divórcio é tamanho, com a mesma facilidade que se casa se separa e no meio disso FILHOS e é sobre eles que quero falar hoje. Quero falar da importância de sermos pais melhores, da importância do elogio, da importância de se demonstrar amor. Sempre fui contra gritos e punição física, isso não quer dizer que nunca gritei ou dei uma palmada no bumbum de meus filhos. Tive autocontrole na maioria das vezes e pedi desculpas toda vez que errei. Tenho dois filhos uma de 14 e outro de 8 e falo com muito orgulho que dificilmente se ergue a voz aqui em casa para qualquer um deles. Durante toda a minha vida, venho em um processo de aprendizado, onde tento melhorar minhas atitudes a cada dia, tento respeitar meus filhos e justificar minhas decisões. Por exemplo: se falar, Não use drogas, vou até o computador e mostro o estrago que causa as drogas, pois não basta só falar, deve-se sempre reforçar a cada conversa, citando exemplo, mostrando imagens. São opiniões que se formam aos poucos e dentro de casa, são valores passados desde pequenos.
A ingestão excessiva de álcool está destruindo os jovens. Podem falar o que quiserem, não é normal um adolescente de 13, 14 anos beber. E o pior na maioria das vezes com a conivência dos pais que vêem e nada falam. Fazem festinhas em casa e servem álcool para esses adolescentes e está tudo bem!! Não, não está tudo bem a estatística já comprovou que a cada dia sobe mais o número de jovens alcoólatras, isso não pode ser considerado normal. Cadê os pais desses adolescentes ? Estão ocupados demais para olharem para seus filhos e perceberem que algo está errado...
Ser pai e mãe não é algo fácil, acredito que ser filhos de determinados tipos de pais também não seja algo nada fácil. Mas, onde o amor e o diálogo prevalecem tudo fica mais fácil. Tenho dois filhos e confesso a vocês que minha principal vocação é ser mãe, sempre me dediquei e amei meus filhos intensamente e por amor muitas vezes disse não. Por muitas vezes tirei coisas que eles gostavam, mas em nenhum dia desde quando nasceram deixei de dizer a eles o quanto o meu amor é grande e como são importantes em minha vida. Sempre acreditei que o exemplo vem de casa, logo se algo não vai bem é ali que a mudança deve ocorrer. Ninguém tem uma fórmula para se educar um filho, mas algo é certo, não se empurra filho para rua, filho se educa em casa, com muita conversa, amor e atenção. Não se critica filho o tempo todo, o elogio deve ser em números muito maiores do que as críticas. LEMBRE-SE QUEM ESTÁ PARA CRITICAR TAMBÉM ESTÁ PARA SER CRITICADO. Se você critica o tempo todo, na rua tem muitos que elogiam, mesmo que não seja sincero, mas o jovem acredita e passa a querer ficar muito mais tempo na rua, pois a casa não tem atrativos. Jovens devem ser solicitados o tempo todo, deve-se respeitar suas crises, mas eles têm que saber e entender até onde vai os seus direitos. O jovem precisa de carinho redobrado, atenção e que se demonstre total interesse pelo momento de dúvidas e conflitos de sentimentos no qual está passando. Filho não pediu para nascer, na maioria das vezes é uma escolha nossa, logo temos total responsabilidade por eles, não podemos querer viver a vida e esquecer que aquele ser precisa de nós.
Sempre fiz questão de estar presente em festinhas de crianças que meus filhos foram convidados, festinhas de escola e acreditem sempre me emocionei em cada apresentação dos dias das mães. Percebia o tédio no rosto de várias pessoas e a tristeza no olhar dos filhos cujos pais não estavam presentes... Mas eu não, eu ia feliz e fazia questão de mostrar para meus filhos que eu me importava, que gostava de estar ali. Gente, dedicação é um fator importante, o tempo passa rápido e o tempo destinado a seus filhos será muito produtivo, quem educa filho é pai e mãe. A rua, os vizinhos, os amigos não têm responsabilidade com os seus filhos, a responsabilidade deles é com os filhos deles, não queiram passar a sua responsabilidade para os outros. E acredite seus filhos são resultados da criação que vocês deram a eles. Então não os culpem por seus atos eles não são culpados!!! É hora de assumirmos nossas responsabilidades com o que fazemos com nossos filhos. Sempre falo; que se no futuro meus filhos forem boas pessoas fui eu que os tornei assim, se forem maus, também fui eu que os tornei assim. Mas se no final de tudo, meus filhos, bons filhos, olharem para mim e dizerem: Mamãe eu amo você. Já valeu a pena tudo que eu abri mão para torná-los pessoas do bem, para ouvi-los todas as vezes que quiseram conversar e sentar em meu colo.
Como nunca fui rica, sempre valorizei o estudo, pois acredito que este é o caminho para o sucesso, sendo assim sempre passei isso para meus filhos, sempre estou atenta às notas escolares e estas sempre estiveram atreladas a se permitir fazer ou não algo que eles gostassem. Sempre explicando sobre a importância de se ter um objetivo e acreditar no mesmo. Acredito, que para tudo tem um momento certo, se precipitamos as coisas a tendência a dar errado será maior, por isso mesmo, se preocupem em determinar épocas para se permitir fazer isso ou aquilo, isso não traumatiza ninguém. Mas sempre devemos explicar porque estamos dizendo não, e deixar bem claro que tudo na vida tem seu tempo e que temos tempo para tudo, não precisamos sair atropelando as coisas, querendo agarrar o mundo com as mãos. Afinal não se faz uma obra de arte de uma hora para outra ,ela exige tempo e dedicação.
Mas meus amigos, para que funcione é preciso se fazer presente na vida de seus filhos, passeios em família faz parte, almoço dia de domingo na mesa e sempre que possível juntos isso é muito importante para se falar sobre a vida, falar bobagens, criar um vínculo, uma cumplicidade familiar... É normal o casal modificar os tipos de passeios quando têm filhos. Fazer programas familiares é muito bom e seus filhos se acostumados desde pequenos vão gostar e darão muito mais valor a família.
Sempre quis muito ser mãe, mas sempre estive ciente do que era ser mãe e que teria que ser generosa, e teria que abrir mão de muitas coisas, pelo menos por um tempo, mas nunca me preocupei com isso, quero sim ser uma boa mãe e que meus filhos me amem. Minha avó dizia algo mais ou menos assim: “Filho és, pais serás, conforme fizeres, assim acharás”. Cresci ouvindo esse ditado e acredito piamente nele, nossa atitude hoje será refletida no futuro, não podemos querer carinho, atenção, dedicação, respeito se nunca soubemos ensinar e praticar esses valores.
Gente, dinheiro não é tudo não, não confundam conforto com educação, não se enganem que crianças e adolescentes só precisam de coisas materiais, as necessidades deles vão muito mais longe do que armários cheios de roupas, brinquedos e atitudes permissivas.
Abracem seus filhos todos os dias, mesmos que estes não queiram ser abraçados, falem que quem está precisando daquele abraço são vocês, mas digam todos os dias que os amam e façam com que falem também. Elogiem seus filhos, demonstrem todo seu orgulho por eles serem exatamente como são, com defeitos e qualidades, sempre enfatizando que seu amor é incondicional e que sempre estará ali para orientar e ajudar a torná-los melhor ainda.
Bem, meus queridos, tenho agido dessa forma, mesmo sendo criticada por alguns em determinados momentos, mas pouco me importei, pois tenho convicção de meus conceitos e opiniões e nunca me deixei levar por modernismos. Podemos acompanhar as novidades, desde que saibamos separar o que serve do que não serve para sua família. E posso falar, com muita satisfação que tenho obtido resultados muito bons. A perfeição não existe, afinal somos seres humanos e como tais imperfeitos, mas podemos tentar tornar o nosso caminho e de nossos filhos uns caminhos mais fáceis, felizes, construtivos e saudáveis.
Mais uma vez, quero agradecer pela atenção de vocês, e que este texto tenha servido para despertar algo de bom em seus corações. Um beijo muito carinhoso.
Ivete Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria muito de saber o que vc achou da minha postagem.Beijos