quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Solidão - Ivete Lopes



Há pessoas que “parecem” viver tão bem só... Eu não consigo! Tenho uma necessidade enorme de dividir, sou do tipo de pessoa que adora uma boa conversa, que gosta de rir, de criança fazendo bobagem pela casa, de marido chato reclamando o quanto é ruim ir ao supermercado e de adolescente estressada e rabugenta rsrsr, decididamente preciso me relacionar. Deus sabe mesmo o que faz, não consigo me imaginar só, se a vida me pregasse uma peça e eu tivesse que enfrentar a solidão eu olharia para ela bem do alto do meu 1,54cm e saia correndo para que ela não me alcançasse. Saia à procura de algo para fazer, em busca de um novo objetivo, de algo que me fizesse sentir próxima das pessoas e mesmo que ao voltar para casa soubesse que lá encontraria a solidão não me renderia, afinal para que existe internet, telefone, livros, vizinhos? Depois, cansada, com certeza dormiria sabendo que no dia seguinte teria mais uma nova oportunidade de vivenciar coisas novas e conhecer pessoas que me estimulariam a realizá-las.´
É claro, que todos nós precisamos de momentos de solidão, até mesmo para reorganizar nossas idéias, para sentir aquela paz, ficar em silêncio e quieta. São momentos que reservamos para nós mesmos, pois, caso contrário enlouqueceríamos, pois quem é que não fica cansado, aborrecido, com vontade de fugir? Qual é a família que não causa preocupação, trabalho e aborrecimento? Eu respondo: não existe, pois toda família tem problemas, mas também tem carinho, cumplicidade, amor, dedicação, calor etc... E vou mais longe, depois que a raiva, a mágoa o cansaço vai embora quem disse que queremos sair daquela loucura maravilhosa?
Então, fico pensando o motivo pelo qual algumas pessoas optam por estarem só, todo o tempo, de não construírem uma família, de não terem amigos, de não se envolverem em alguma atividade que lhes ofereçam algum tipo de prazer e troca...Vivem reclusas em suas casas, em um mundo só delas, envolvidas em seus pensamentos e aquilo parece bastar, mas eu pergunto qual o sentido da vida? Por que nascemos se não for para amar e ser amado, transformar, crescer, melhorar, procriar, criar e principalmente viver. Por isso não entendo, não escolherem a vida, um motivo para viver. Quem sabe adotar uma criança, algum trabalho voluntário... Vale a pena tentar, vale à pena experimentar se relacionar, afinal a vida tem tanta coisa a oferecer!
As pessoas possuem uma capacidade de amar enorme, então se elas se dedicassem a isso como uma espécie de profissão diferente, elas ganhariam muito mais, seriam mais felizes e a solidão não existiria para ninguém, amar o próximo ainda continua sendo algo enriquecedor e gratificante. Sei que às vezes tudo parece muito difícil, mas tudo é questão de tentar, tentar se mostrar, tentar se permitir, tentar amar novamente, tentar sorrir. É só tentar...
As pessoas se fecham por vários motivos, que fique claro eu respeito todos, e sei que sofrem e acabam por se acostumar e se acomodar na sua opção de vida. São várias situações que levam algumas pessoas a se isolarem, como por exemplo: as diversas perdas tanto familiares quanto amorosas que temos no decorrer de nossas vidas , que algumas pessoas aceitam bem e outras não precisando de um apoio maior, temos as decepções no trabalho, com amigos ou parentes, timidez, submissão ou mesmo porque a vida lhe colocou assim sem opção e acabam se acostumando com aquela situação, embora tristes. O medo de se relacionar, também é um fator importante, a pessoa acha que sofreu uma vez e vai sofrer sempre, outra causa da solidão também é a depressão, a vida vai perdendo a graça, nada mais faz sentido e tudo parece não ter mais importância. Tudo isso e mais tantas outras coisas causam o afastamento das pessoas do convívio social, mas para tudo tem solução, para tudo tem tratamento, basta querer. Seja qual for o motivo do desinteresse pela vida tem o que fazer, mas para isso a pessoa tem que desejar e muitas delas preferem não se arriscar, pois isso implicaria numa mudança radical de suas atitudes e seus hábitos e isso é algo que a pessoa prefere não modificar. Elas por fim se sentem seguras na própria solidão e o que está fora pode ser um perigo, por isso é tão difícil convencê-las do contrário. Pois quando nos arriscamos estamos vivendo, experimentando, compartilhando e principalmente, mais próximos do outro. A felicidade é uma conquista diária, não existe plenitude na felicidade, por isso temos que nos dedicar a sua eterna procura, mas para isso temos que levantar todo dia e fazer como faço com o meu filho levantar os braços e dizer: BOM DIA, DIA!!!!Que hoje seja um dia maravilhoso! Que eu seja feliz e tudo de bom aconteça hoje! Pois é, pode parecer bobagem e até mesmo engraçado, mas se plantarmos essa semente de felicidade e de esperança nos corações, as pessoas com certeza serão muito melhores, menos solitárias e muito mais dispostas a trocar e ofertar amor ao próximo.
Meus queridos espero que tenham uma vida rica de novidades, de pessoas construtivas e verdadeiras a sua volta e que a sua solidão seja só quando desejada.
Um beijo muito carinhoso. Ivete Lopes


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Sonhos - Ivete Lopes

Realmente sonhar é maravilhoso, conseguimos viajar para qualquer lugar, para qualquer sentimento, relacionamento, profissão, nos permitimos sentir as coisas com uma intensidade que na vida real não conseguimos, pois criamos o nosso próprio conto de fadas.
E enquanto nossa mente divaga, podemos ser e ir além de tudo que achamos possível quando estamos de “olhos abertos”. Nós experimentamos, realizamos, impressionamos, lutamos contra monstros e dragões e saímos vitoriosos.Seria tão bom se fosse assim... Fugir um pouco da realidade ás vezes nos é tão conveniente, por isso tantas vezes nos escondemos em nossos sonhos, pois no fundo sempre acreditamos que um dia aquele determinado sonho se tornará realidade...Mas é para acreditar mesmo! Isso é motivador. E assim o pensamento da gente voa, ás vezes para desejos tão íntimos, que por alguns momentos nos sentimos felizes e realizados em conseguir nem que seja através da fantasia realizarmos aquele desejo, que por muitas vezes nos angustia, por nossa própria incapacidade de realizá-lo.
Mas observe, que o objetivo do sonho é justamente ser essa válvula de escape que nos permite, sair um pouco desse mundo que vivemos e ir para outro que nos abriga e torna possível realizar nossos desejos mais profundos. E caso, os sonhos não existissem enlouqueceríamos, pois eles são nosso refúgio, um cantinho só nosso, que precisamos muito, pois ali sempre seremos nós mesmos,com nossas fraquezas e nossos medos que na maior parte do tempo tentamos disfarçar para que ninguém perceba o quanto frágeis somos, pois nos permitimos à isso, coisa que no mundo real temos, que o tempo todo representarmos papéis e por muitas vezes darmos exemplos e não podemos errar.
É uma pena e ao mesmo tempo providencial que a realidade nos chame de volta e muitas vezes ela vem como um pesadelo nos amedrontar e somos obrigados , novamente, a enxergar a face real da nossa vida ,que por tantas vezes é tão dura, tão cinza e onde a tempestade dos problemas insiste em bater na nossa porta e aí somos obrigados a voltar a caminhar por vezes sem rumo, sem direção certa e outras vezes mais fortalecidos por acreditar que tudo é possível.
E não podemos deixar de sonhar, a nossa imaginação deve ir longe, podemos sim, fingir que somos heróis, príncipes e princesas, onde o mal não nos alcance, onde a violência, a mentira, a falsidade e a miséria não nos atinja . Onde podemos trocar de personagens e evitar, mesmo que momentaneamente, o sofrimento. Sim, é mágico !
Mas... Quando não percebemos que os sonhos estão ultrapassando a linha da “normalidade” , quando não percebemos que passamos mais tempo sonhando que tentando concretizar esse sonho, é sinal que algo vai errado com nossa vida .Quando não percebemos o tempo passar e aí, passa dias, meses e anos e nada aconteceu de inovador, de estimulante e de construtivo em sua vida, então está na hora de reformular esses sonhos antigos e criar sonhos novos, para aí sim tentar recomeçar e tentar realizá-los, pois os antigos não dão mais para realizar, o tempo passou, é hora de seguir por outro caminho, seja em que campo de sua vida for, não importa, se você tem um amor só seu, platônico (tente um novo amor, onde você possa amar e ser amada(o) ), um emprego que esperava há muito tempo e não aconteceu (mude de ramo, se especialize em outra coisa, faça cursos novos ),fazer uma viagem grande e inesquecível ( comece por lugares menores, mas acolhedores, você pode fazer grandes descobertas , de onde menos se espera é que o melhor acontece.),aquele desejo de mudança física, um emagrecimento, uma plástica para melhorar o visual ( tente ir para a academia, experimentar cremes novos, acupuntura ), um noivado ou casamento em que você insiste em manter por comodidade ou aparência porque você tinha o sonho de um casamento perfeito, isso já era... (melhor ficar só, pois terá a chance de conhecer um novo e verdadeiro amor). E tudo se resolve é só você querer e não confundir o sonho que te impulsiona para frente com a fantasia que te afasta da realidade.
Sendo assim, preste atenção, se seu sonho impede você de ir além, não é mais um sonho ele virou pesadelo, então é a hora de sonhar outro sonho, é hora de aceitar sua realidade como é e compreender que só você pode transformá-la e quando você sonha, você está estimulando o seu lado criativo e transformador. Mas para isso tem que fazer algo, modificar o que não está dando certo e parar de insistir no que não tem solução. Pois, se existe um problema na sua vida e você não tem solução para o mesmo, você com certeza faz parte desse problema,vale à pena fazer uma autocrítica. Sendo assim, use seus sonhos a seu favor, perceba quando está sonhando demais e sua vida está passando. Sonhe sempre, pois é algo saudável e necessário, mas sempre volte para o real , pois é nele que tudo acontece de verdade é nele que estão as pessoas que amamos e que nos amam, é nele que temos o poder de realizar, de construir, de errar para aprender e assim poder crescer.
Hoje , quero te desejar meu amigo (a), um sonho realizável, um sonho cheio de adrenalina que te empurre para a felicidade, um sonho de esperança no futuro, futuro que irá construir através de um sonho de uma vida melhor.

Se eu pudesse definir o sonho eu o chamaria de ‘esperança”. E é justamente o que não podemos perder nunca...Espero que gostem, um beijo muito carinhoso. Ivete Lopes

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A distância...( autor desconhecido)

À distância
Amados já repararam, que na grande maioria das vezes as distâncias que nos separam verdadeiramente das outras
pessoas, são "materialmente" imperceptíveis porque são quase sempre nossos pensamentos e sentimentos que fazem
este papel?
Que estamos "realmente" separados e distantes muitas vezes daqueles que convivem conosco?
E muito mais "próximos" e "unidos" com aqueles que estão à distância?
Então reflitamos: O que nos separa e distancia verdadeiramente das pessoas?
Nos distanciamos daqueles que nos dirigem palavras, para nós, ofensivas.
Nos distanciamos daqueles que nos incomodam.
Nos distanciamos daqueles que nos ferem.
Então, pergunto-vos: foi a outra pessoa que nos ofendeu ou nossos ouvidos interpretaram ofensivas suas palavras?
Por que algumas pessoas nos incomodam?
Não será porque nos fazem ver nossos defeitos refletidos nas suas atitudes?
Por que algumas pessoas nos ferem?
Não será porque nos deixamos ferir?
Creiam, sempre há os dois lados em todas as questões.
Será que a nossa "distância afetiva" dessas determinadas pessoas vai mudar, transformar alguma coisa?
E todos sabemos que a nossa "tarefa" nesta terra é transformar, mudar e crescer.
A distância concreta é fácil de diminuir, não é?
O pensamento, a memória, o telefone... são tantos os artifícios para driblá-la.
Porém, a distância do coração, das atitudes; essas são bem mais difíceis, porque requerem humildade.
Humildade para verdadeiramente ouvirmos, olharmos e fazermos um movimento receptivo e acolhedor em direção
das pessoas.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

As diferenças (Ivete Lopes)

As diferenças

Na vida tudo que o ser humano desconhece e não tem uma explicação científica ele julga de acordo com seus conceitos, sua cultura e formação educacional. Nisso ele forma um pré- conceito, que muitas vezes os levam a cometer injustiças. Hoje eu gostaria muito de expressar minha opinião e o que sinto em relação a esses pré-conceitos que tomam uma proporção tão grande que se tornam preconceitos que afetam a uma imensidão de pessoas.
Eles habitam em nossos lares, nossos corações, na sociedade no geral e causam sentimentos de dor, desprezo, revolta, dúvida, desconfiança, tristeza e outros muitos sentimentos tanto de quem têm o preconceito quanto de quem sofre.
São muitos os preconceitos, alguns me assustam pela crueldade como são expressados,na verdade eles cegam as pessoas e as impedem de agir de forma certa, justa e digna. Devíamos tentar nos policiar, tentar mudar nossa opinião, tentar melhorar como pessoa, ao invés de se envenenar com pensamentos que não são coerentes, certos ou mesmo amigáveis.
Os piores preconceitos que acredito existir são os que sofrem as pessoas especiais, os homossexuais, os negros e de classe sociais inferiores. Mas os preconceitos são diversos, os obesos, os magros demais, os idosos, os feios, os carecas, os “nerds” e por aí vai... É de uma crueldade que causa dor, traumas e um sofrimento imenso. Ninguém olha para seu próprio umbigo, ninguém cuida da sua vida... Isso é vergonhoso!!!
Existem pessoas que se acham melhores que as outras. Acreditam que uma conta bancária gorda pode comprar, calar e humilhar o outro, essas mesmas pessoas tratam pessoas de uma classe social inferior com tamanho desprezo que chega a agredir. Eles não gostam de se misturar e parecem que vivem em mundos diferentes de nós “simples mortais”. Sinto pena, que não enxerguem a beleza das diferenças e o quanto que poderiam aprender com a simplicidade da vida. Lamento por suas almas vazias...
Quanto ao racismo, pouco já se tem o que falar, não consigo entender por que ainda existe, Deus colocou todos juntos aqui, ele não criou dois mundos paralelos para vivermos separados, para que não nos misturássemos, mas pelo contrário a mistura de ingredientes diferentes é que apura os sabores, por isso ele nos colocou no mesmo caldeirão, para que a beleza da mistura tornasse o mundo mais bonito e diversificado. Mas parece que muitos não entendem isso, aí surgem os preconceitos de raça e são alimentados por indivíduos radicais de raças distintas que não permitem que sejam esquecidos, temos que aprender com os nossos erros e não ficar usando isso para cultivar mais ódio e avivar preconceitos, por isso vamos nos ater ao presente e ao que temos hoje e ao que podemos construir hoje, juntos, por um objetivo comum que é a igualdade do ser humano.Eu sou igual a todo mundo e admiro as raças que sofreram e conquistaram o seu espaço com dignidade, acredito que por tudo que seus antepassados já sofreram, por tudo que já passaram, sinceramente devem ser respeitados . Mas também devemos dar seqüência a nossas vidas e ajudar a construir um mundo mais justo, onde todos valham por suas ações e por tudo de positivo que acrescentarem ao mundo. Queridos, vocês têm o meu respeito, meu carinho e amizade, assim como toda a raça forte e guerreira que existe pelo mundo afora . Na verdade as pessoas não deveriam se preocupar com a cor da pele, mas sim com a cor do coração...
Ás vezes acho mesmo que o coração das pessoas estão ficando doentes, cheios de ódio e mágoas, que as tornam tão duras, tão sem paciência, sem solidariedade, que já não vêem o belo e o verdadeiro. Vocês já repararam como as crianças especiais sorriem? Vocês já perceberam como em quase toda a maioria são carinhosos? Sabe por que isso? Porque a maldade, o preconceito, a inveja, a vaidade, o rancor, não penetraram em seus corações, então eles são leves e quando nos sentimos mais leves tudo parece mais bonito, mais simples... Você já reparou no receio que as pessoas têm em se aproximar dessas pessoas? Sabe por que? É medo!!! Medo de se permitirem, medo de se entregarem àqueles sorrisos, medo de ficarem frágeis, vulneráveis a sentimentos novos e que desconhecem, mas que de alguma forma podem torná-los diferentes e mais sensíveis... Ou seriam MELHORES? Vocês não imaginam a capacidade que nossos corações têm de amar, então por que não se doar mais? Pequenos gestos de carinho e atenção para essas pessoas são tão importantes, para elas e é isso que na verdade importa, elas valorizam o bom da gente, o melhor que temos a oferecer que é o amor e o tempo que doamos. Elas não precisam de preconceitos, elas precisam ser amadas, precisam ser respeitadas e aceitas como são. Elas precisam se sentir úteis e capazes e se as tratamos como inválidas elas perdem o brilho, a alegria e desistem de seguir em frente, sendo assim temos que esquecer os preconceitos e termos atitudes positivas de solidariedade.
Pois é, mas aceitar o outro como são, realmente parece ser uma tarefa difícil, que nos digam os homossexuais que por mais que batalhem para uma aceitação, ainda sofrem com todo tipo de agressões. O mundo evolui, novidades acontecem o tempo inteiro, mas as pessoas não mudam seus pensamentos, não se adaptam as coisas que as cercam, existe uma resistência em aceitar as escolhas de cada um. Sei que a questão do homossexualismo está diretamente ligada à igreja com seus dogmas, aliado a uma questão cultural arcaica. Pois desde sempre deparamos com essa questão, pois é universal, indivíduos homossexuais existem no decorrer da história da raça humana e mesmo assim ainda é questão de discórdia nas famílias, de controvérsias de opiniões, de preconceitos. Mas na verdade é só uma questão de escolha e temos o direito à escolha. O que não torna o indivíduo melhor ou pior do que ninguém somos todos seres humanos, com uma carga de defeitos enormes e esses defeitos independem de sua orientação sexual. Suas características pessoais nada têm com suas atitudes perante o próximo e a sociedade ao qual está inserido. Devemos fazer uma avaliação dessas atitudes discriminatórias que nos impedem de evoluir e de terminar com tabus que começam dentro de nossas casas e que nos impedem de enxergar o humano.Não existe pecado em se amar, pecado é rejeitar, expulsar, agredir, causar dor, traumatizar e dar as costas a um filho... Isso sim, é vergonha.

.Outro dia li um trecho de um texto que achei muito interessante e vale repassar para vocês:

“Os pais em geral deveriam educar seus filhos para uma sexualidade sadia, sem preconceitos ou sofrimentos desnecessários. Deveriam ter melhor preparo, mais esclarecimentos e sobretudo saber escutá-los nas suas dificuldades e dúvidas. Os pais de homossexuais, não mais deveriam se perguntar "Onde foi que eu errei?", mas "Como devo proceder-me para que essa pessoa seja feliz?", porque em verdade, o amor não ter sexo”.( Por RAYMUNDO DE LIMAProfessor do DFE-UEM e membro da BFC-Centro de Psicanálise, de Curitiba).

Pois é meu amigo (a), queria me desculpar se por um acaso fui contra a opinião de alguns, mas temos, todos, o direito de opinar e dizermos o que sentimos. Para mim o valor do indivíduo, está nas suas atitudes e isso não tem raça, orientação sexual, credo, idade, aparência física, condição social ou grau de instrução. E se as características pessoais de alguém não te agradam, sinceramente, o problema é só seu, pois cada um é do jeito que é. E não nos cabe julgar ou criticar e sim aceitar e na melhor das hipóteses tentar mudar nossos conceitos, para nos tornarmos pessoas mais compreensivas e tolerantes . Quem sabe assim conseguiremos um mundo melhor e menos preconceituoso. Pois enquanto olharmos o próximo como juízes, senhores de nossas próprias verdades, não haverá mudanças e continuaremos recorrendo aos mesmos erros de pensamentos e opiniões antiquadas, onde em nome de um ”falso amor” se tem atitudes de incompreensão, atitudes erradas e preconceituosas. Pois o amor verdadeiro não causa sofrimento ou destruição, o amor verdadeiro é doação, compreensão , ele não castiga ele não maltrata, nem discrimina. Sendo assim em nome do amor verdadeiro: Salve as diferenças!!!
Bem, mais uma vez espero que gostem do tema dessa postagem.Um grande abraço à todos.
Ivete Lopes