quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Solidão - Ivete Lopes



Há pessoas que “parecem” viver tão bem só... Eu não consigo! Tenho uma necessidade enorme de dividir, sou do tipo de pessoa que adora uma boa conversa, que gosta de rir, de criança fazendo bobagem pela casa, de marido chato reclamando o quanto é ruim ir ao supermercado e de adolescente estressada e rabugenta rsrsr, decididamente preciso me relacionar. Deus sabe mesmo o que faz, não consigo me imaginar só, se a vida me pregasse uma peça e eu tivesse que enfrentar a solidão eu olharia para ela bem do alto do meu 1,54cm e saia correndo para que ela não me alcançasse. Saia à procura de algo para fazer, em busca de um novo objetivo, de algo que me fizesse sentir próxima das pessoas e mesmo que ao voltar para casa soubesse que lá encontraria a solidão não me renderia, afinal para que existe internet, telefone, livros, vizinhos? Depois, cansada, com certeza dormiria sabendo que no dia seguinte teria mais uma nova oportunidade de vivenciar coisas novas e conhecer pessoas que me estimulariam a realizá-las.´
É claro, que todos nós precisamos de momentos de solidão, até mesmo para reorganizar nossas idéias, para sentir aquela paz, ficar em silêncio e quieta. São momentos que reservamos para nós mesmos, pois, caso contrário enlouqueceríamos, pois quem é que não fica cansado, aborrecido, com vontade de fugir? Qual é a família que não causa preocupação, trabalho e aborrecimento? Eu respondo: não existe, pois toda família tem problemas, mas também tem carinho, cumplicidade, amor, dedicação, calor etc... E vou mais longe, depois que a raiva, a mágoa o cansaço vai embora quem disse que queremos sair daquela loucura maravilhosa?
Então, fico pensando o motivo pelo qual algumas pessoas optam por estarem só, todo o tempo, de não construírem uma família, de não terem amigos, de não se envolverem em alguma atividade que lhes ofereçam algum tipo de prazer e troca...Vivem reclusas em suas casas, em um mundo só delas, envolvidas em seus pensamentos e aquilo parece bastar, mas eu pergunto qual o sentido da vida? Por que nascemos se não for para amar e ser amado, transformar, crescer, melhorar, procriar, criar e principalmente viver. Por isso não entendo, não escolherem a vida, um motivo para viver. Quem sabe adotar uma criança, algum trabalho voluntário... Vale a pena tentar, vale à pena experimentar se relacionar, afinal a vida tem tanta coisa a oferecer!
As pessoas possuem uma capacidade de amar enorme, então se elas se dedicassem a isso como uma espécie de profissão diferente, elas ganhariam muito mais, seriam mais felizes e a solidão não existiria para ninguém, amar o próximo ainda continua sendo algo enriquecedor e gratificante. Sei que às vezes tudo parece muito difícil, mas tudo é questão de tentar, tentar se mostrar, tentar se permitir, tentar amar novamente, tentar sorrir. É só tentar...
As pessoas se fecham por vários motivos, que fique claro eu respeito todos, e sei que sofrem e acabam por se acostumar e se acomodar na sua opção de vida. São várias situações que levam algumas pessoas a se isolarem, como por exemplo: as diversas perdas tanto familiares quanto amorosas que temos no decorrer de nossas vidas , que algumas pessoas aceitam bem e outras não precisando de um apoio maior, temos as decepções no trabalho, com amigos ou parentes, timidez, submissão ou mesmo porque a vida lhe colocou assim sem opção e acabam se acostumando com aquela situação, embora tristes. O medo de se relacionar, também é um fator importante, a pessoa acha que sofreu uma vez e vai sofrer sempre, outra causa da solidão também é a depressão, a vida vai perdendo a graça, nada mais faz sentido e tudo parece não ter mais importância. Tudo isso e mais tantas outras coisas causam o afastamento das pessoas do convívio social, mas para tudo tem solução, para tudo tem tratamento, basta querer. Seja qual for o motivo do desinteresse pela vida tem o que fazer, mas para isso a pessoa tem que desejar e muitas delas preferem não se arriscar, pois isso implicaria numa mudança radical de suas atitudes e seus hábitos e isso é algo que a pessoa prefere não modificar. Elas por fim se sentem seguras na própria solidão e o que está fora pode ser um perigo, por isso é tão difícil convencê-las do contrário. Pois quando nos arriscamos estamos vivendo, experimentando, compartilhando e principalmente, mais próximos do outro. A felicidade é uma conquista diária, não existe plenitude na felicidade, por isso temos que nos dedicar a sua eterna procura, mas para isso temos que levantar todo dia e fazer como faço com o meu filho levantar os braços e dizer: BOM DIA, DIA!!!!Que hoje seja um dia maravilhoso! Que eu seja feliz e tudo de bom aconteça hoje! Pois é, pode parecer bobagem e até mesmo engraçado, mas se plantarmos essa semente de felicidade e de esperança nos corações, as pessoas com certeza serão muito melhores, menos solitárias e muito mais dispostas a trocar e ofertar amor ao próximo.
Meus queridos espero que tenham uma vida rica de novidades, de pessoas construtivas e verdadeiras a sua volta e que a sua solidão seja só quando desejada.
Um beijo muito carinhoso. Ivete Lopes


2 comentários:

  1. Olá amiga!
    Adorei a parte do marido chato reclamando de ir ao mercado e da adolescente estressada e rebugenta. Muito bom! E a criança fazendo bobagem? Perfeito! tudo que me estressa, mas que se não fosse assim tbm não estaria bom. Concordo solidão só quando desejada.
    Não somos ilha né amiga? Pra viver sozinha. kkkkkkkkkk. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Amiga, também sou mãe e sei exatamente o que nos aborrece rsrsr. Fico tão feliz em receber seu retorno positivo. E decididamente, não somos uma ilha! Adorei seu comentário! Obrigada, beijos

    ResponderExcluir

Gostaria muito de saber o que vc achou da minha postagem.Beijos