terça-feira, 7 de setembro de 2010

As diferenças (Ivete Lopes)

As diferenças

Na vida tudo que o ser humano desconhece e não tem uma explicação científica ele julga de acordo com seus conceitos, sua cultura e formação educacional. Nisso ele forma um pré- conceito, que muitas vezes os levam a cometer injustiças. Hoje eu gostaria muito de expressar minha opinião e o que sinto em relação a esses pré-conceitos que tomam uma proporção tão grande que se tornam preconceitos que afetam a uma imensidão de pessoas.
Eles habitam em nossos lares, nossos corações, na sociedade no geral e causam sentimentos de dor, desprezo, revolta, dúvida, desconfiança, tristeza e outros muitos sentimentos tanto de quem têm o preconceito quanto de quem sofre.
São muitos os preconceitos, alguns me assustam pela crueldade como são expressados,na verdade eles cegam as pessoas e as impedem de agir de forma certa, justa e digna. Devíamos tentar nos policiar, tentar mudar nossa opinião, tentar melhorar como pessoa, ao invés de se envenenar com pensamentos que não são coerentes, certos ou mesmo amigáveis.
Os piores preconceitos que acredito existir são os que sofrem as pessoas especiais, os homossexuais, os negros e de classe sociais inferiores. Mas os preconceitos são diversos, os obesos, os magros demais, os idosos, os feios, os carecas, os “nerds” e por aí vai... É de uma crueldade que causa dor, traumas e um sofrimento imenso. Ninguém olha para seu próprio umbigo, ninguém cuida da sua vida... Isso é vergonhoso!!!
Existem pessoas que se acham melhores que as outras. Acreditam que uma conta bancária gorda pode comprar, calar e humilhar o outro, essas mesmas pessoas tratam pessoas de uma classe social inferior com tamanho desprezo que chega a agredir. Eles não gostam de se misturar e parecem que vivem em mundos diferentes de nós “simples mortais”. Sinto pena, que não enxerguem a beleza das diferenças e o quanto que poderiam aprender com a simplicidade da vida. Lamento por suas almas vazias...
Quanto ao racismo, pouco já se tem o que falar, não consigo entender por que ainda existe, Deus colocou todos juntos aqui, ele não criou dois mundos paralelos para vivermos separados, para que não nos misturássemos, mas pelo contrário a mistura de ingredientes diferentes é que apura os sabores, por isso ele nos colocou no mesmo caldeirão, para que a beleza da mistura tornasse o mundo mais bonito e diversificado. Mas parece que muitos não entendem isso, aí surgem os preconceitos de raça e são alimentados por indivíduos radicais de raças distintas que não permitem que sejam esquecidos, temos que aprender com os nossos erros e não ficar usando isso para cultivar mais ódio e avivar preconceitos, por isso vamos nos ater ao presente e ao que temos hoje e ao que podemos construir hoje, juntos, por um objetivo comum que é a igualdade do ser humano.Eu sou igual a todo mundo e admiro as raças que sofreram e conquistaram o seu espaço com dignidade, acredito que por tudo que seus antepassados já sofreram, por tudo que já passaram, sinceramente devem ser respeitados . Mas também devemos dar seqüência a nossas vidas e ajudar a construir um mundo mais justo, onde todos valham por suas ações e por tudo de positivo que acrescentarem ao mundo. Queridos, vocês têm o meu respeito, meu carinho e amizade, assim como toda a raça forte e guerreira que existe pelo mundo afora . Na verdade as pessoas não deveriam se preocupar com a cor da pele, mas sim com a cor do coração...
Ás vezes acho mesmo que o coração das pessoas estão ficando doentes, cheios de ódio e mágoas, que as tornam tão duras, tão sem paciência, sem solidariedade, que já não vêem o belo e o verdadeiro. Vocês já repararam como as crianças especiais sorriem? Vocês já perceberam como em quase toda a maioria são carinhosos? Sabe por que isso? Porque a maldade, o preconceito, a inveja, a vaidade, o rancor, não penetraram em seus corações, então eles são leves e quando nos sentimos mais leves tudo parece mais bonito, mais simples... Você já reparou no receio que as pessoas têm em se aproximar dessas pessoas? Sabe por que? É medo!!! Medo de se permitirem, medo de se entregarem àqueles sorrisos, medo de ficarem frágeis, vulneráveis a sentimentos novos e que desconhecem, mas que de alguma forma podem torná-los diferentes e mais sensíveis... Ou seriam MELHORES? Vocês não imaginam a capacidade que nossos corações têm de amar, então por que não se doar mais? Pequenos gestos de carinho e atenção para essas pessoas são tão importantes, para elas e é isso que na verdade importa, elas valorizam o bom da gente, o melhor que temos a oferecer que é o amor e o tempo que doamos. Elas não precisam de preconceitos, elas precisam ser amadas, precisam ser respeitadas e aceitas como são. Elas precisam se sentir úteis e capazes e se as tratamos como inválidas elas perdem o brilho, a alegria e desistem de seguir em frente, sendo assim temos que esquecer os preconceitos e termos atitudes positivas de solidariedade.
Pois é, mas aceitar o outro como são, realmente parece ser uma tarefa difícil, que nos digam os homossexuais que por mais que batalhem para uma aceitação, ainda sofrem com todo tipo de agressões. O mundo evolui, novidades acontecem o tempo inteiro, mas as pessoas não mudam seus pensamentos, não se adaptam as coisas que as cercam, existe uma resistência em aceitar as escolhas de cada um. Sei que a questão do homossexualismo está diretamente ligada à igreja com seus dogmas, aliado a uma questão cultural arcaica. Pois desde sempre deparamos com essa questão, pois é universal, indivíduos homossexuais existem no decorrer da história da raça humana e mesmo assim ainda é questão de discórdia nas famílias, de controvérsias de opiniões, de preconceitos. Mas na verdade é só uma questão de escolha e temos o direito à escolha. O que não torna o indivíduo melhor ou pior do que ninguém somos todos seres humanos, com uma carga de defeitos enormes e esses defeitos independem de sua orientação sexual. Suas características pessoais nada têm com suas atitudes perante o próximo e a sociedade ao qual está inserido. Devemos fazer uma avaliação dessas atitudes discriminatórias que nos impedem de evoluir e de terminar com tabus que começam dentro de nossas casas e que nos impedem de enxergar o humano.Não existe pecado em se amar, pecado é rejeitar, expulsar, agredir, causar dor, traumatizar e dar as costas a um filho... Isso sim, é vergonha.

.Outro dia li um trecho de um texto que achei muito interessante e vale repassar para vocês:

“Os pais em geral deveriam educar seus filhos para uma sexualidade sadia, sem preconceitos ou sofrimentos desnecessários. Deveriam ter melhor preparo, mais esclarecimentos e sobretudo saber escutá-los nas suas dificuldades e dúvidas. Os pais de homossexuais, não mais deveriam se perguntar "Onde foi que eu errei?", mas "Como devo proceder-me para que essa pessoa seja feliz?", porque em verdade, o amor não ter sexo”.( Por RAYMUNDO DE LIMAProfessor do DFE-UEM e membro da BFC-Centro de Psicanálise, de Curitiba).

Pois é meu amigo (a), queria me desculpar se por um acaso fui contra a opinião de alguns, mas temos, todos, o direito de opinar e dizermos o que sentimos. Para mim o valor do indivíduo, está nas suas atitudes e isso não tem raça, orientação sexual, credo, idade, aparência física, condição social ou grau de instrução. E se as características pessoais de alguém não te agradam, sinceramente, o problema é só seu, pois cada um é do jeito que é. E não nos cabe julgar ou criticar e sim aceitar e na melhor das hipóteses tentar mudar nossos conceitos, para nos tornarmos pessoas mais compreensivas e tolerantes . Quem sabe assim conseguiremos um mundo melhor e menos preconceituoso. Pois enquanto olharmos o próximo como juízes, senhores de nossas próprias verdades, não haverá mudanças e continuaremos recorrendo aos mesmos erros de pensamentos e opiniões antiquadas, onde em nome de um ”falso amor” se tem atitudes de incompreensão, atitudes erradas e preconceituosas. Pois o amor verdadeiro não causa sofrimento ou destruição, o amor verdadeiro é doação, compreensão , ele não castiga ele não maltrata, nem discrimina. Sendo assim em nome do amor verdadeiro: Salve as diferenças!!!
Bem, mais uma vez espero que gostem do tema dessa postagem.Um grande abraço à todos.
Ivete Lopes

2 comentários:

  1. Olá!
    Muito bom seu texto!! Bacana e inteligente as suas colocações.
    Sou casada com negro e já senti o preconceito de algumas ou melhor,de muitas pessoas com isso.Posso garantir que é bastante desagradável,horrível e lamentável esse tipo de comportamento.
    Então eu grito com vc. Salve as diferenças!!!!! Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, adorei seu comentário e fico muito feliz que tenha achado pertinente meu texto. Tenho por objetivo sempre alertar, informar, esclarecer e tentar espalhar mais amor e compreensão . Beijos

      Excluir

Gostaria muito de saber o que vc achou da minha postagem.Beijos