sábado, 17 de julho de 2010

Adolescente com distúrbios alimentares....



Bem, queria usar esse espaço também para informação . Como tenho uma filha adolescente, me preocupo com qualquer problema que pode atingí-la, não apenas coisas comuns do nosso cotidiano, que também pretendo abordar aqui, mas assuntos sérios que são de suma importância serem divulgados, pois pode acontecer em qualquer lar seja este de rico ou pobre. Sendo assim, espero que esclarecendo um pouco sobre o tema, possa ajudar alguém ou mesmo alertar para um perigo que pode estar na casa de qualquer pessoa. O texto a seguir é muito interessante e vale à pena ser lido.


"ANOREXIA NERVOSA "

"Anorexia, transtornos alimentares
O que é?
Anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras. Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 20 anos. É uma doença com riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição.


Características psicológicas:

Meninas inteligentes, bonitas, perfeccionistas e espertas. Existe uma preocupação em comer em público. Enquanto fazem uma refeição tentam livrar-se do alimento colocando-o no guardanapo ou escondendo-o nos bolsos. Cortam a carne em pedaços muito pequenos e levam muito tempo mexendo com a comida no prato. Sentimento de inutilidade Pensamento inflexível Isolamento social (até mesmo namoro) Expressão emocional demasiadamente refreadas Sua auto- estima está associada ao grau de sua forma e peso corporais A perda de peso é vista como uma conquista, é um sinal de auto- disciplina E o ganho de peso é visto como um fracasso Os indivíduos com estes transtornos até reconhecem que estão magros, mas negam as implicações de seu estado de desnutrição, ou até mesmo a morte. A indução de vômitos, onde uma simples escova de dentes ou cabo de uma colher se tornam ótimos instrumentos para induzir o vômito (se não vomitarem se sentem sujas). Abuso de laxantes e diuréticos que conduzem ao mórbido emagrecimento desejado. Irritabilidade (pouco conversam) Agressividade Choro Adoram cozinhar e servir comida para os outros, mas elas mesmas fazem exercícios físicos exageradamente Acham que o tratamento é totalmente desnecessário Transtornos mentais associados:
Transtornos depressivos tais como: humor deprimido, retraimento social, irritabilidade, insônia e interesse diminuído por sexo. Esses pacientes podem ter um quadro clínico e sintomático que satisfaz os critérios para um transtorno depressivo maior. Estes sintomas de perturbação de humor deve portanto ser reavaliados após uma reavaliação completa ou parcial do peso. A depressão também é muito freqüente entre indivíduos com AN. Transtornos Obsessivos Compulsivos: Pessoas com TOC sente-se aprisionadas por pensamentos e comportamentos que se repetem e que o próprio indivíduo considera absurdos, desagradáveis e impossíveis de fazer cessar. Quando os indivíduos com AN apresentam obsessões e compulsões não relacionadas a alimentos, forma corporal ou peso, podem haver um diagnóstico conjunto e concomitante de transtornos obsessivo compulsivo que são relacionados quando não são relacionados com comida.
Espero que esse texto seja útil. Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria muito de saber o que vc achou da minha postagem.Beijos